Dor Neuropática
A dor neuropática (nervo) é causada por dano, lesão ou disfunção dos nervos devido a trauma, cirurgia, doenças ou quimioterapia. É descrito como sensação de choque elétrico, fisgada, doloroso, frio e pode estar associada a formigamentos, alfinetadas , agulhadas, dormência ou purido (coceira).
A dor neuropática pode ser o principal sintoma de uma condição isolada, como a dor da síndrome regional complexa tipo l, da esclerose múltipla ou da neuralgia pós-herpética. Também pode estar associada a outras condições médicas ou a outros tipos de dor, incluindo dor pélvica, a fibromialgia e a dor orofacial.
A dor fantasma após uma amputação de membro também é um tipo de dor neuropática. Sem tratamento eficaz, a dor neuropática pode resultar em limitação e incapacitação graves.
Tratamento
A dor neuropática é uma das mais difíceis de tratar dentre todas as condições de dor crônica. No entanto, o tratamento adequado pode reduzir a incapacidade e melhorar o bem-estar geral.
O tratamento pode incluir intervenções como bloqueios nervosos e medicamentos para o alívio da dor. O gerenciamento multidisciplinar da dor combinado com o autocuidado também será importante.