Os cuidados Paliativos são uma abordagem aos cuidados que se concentram no conforto e na qualidade de vida para as pessoas comprometidas por doença com risco de vida. Seu objetivo é muito mais do que conforto em morte. O Cuidado Paliativo defende a vida, através de uma meticulosa atenção ao controle da dor e outros sintomas. Apoia as necessidades emocionais, espirituais e culturais; e maximiza o estado funcional.
O espectro de investigações e intervenções consistentes com uma abordagem paliativa é guiada por objetivos e expectativas tanto do paciente quanto da família; e por padrões validados de cuidados de saúde, ao invés de delimitações por preconceitos do que é ou não é “paliativo".
O ser humano constitui-se de um complexo biopsicosocial que precisa ser considerado quando esta sob cuidados. Desta forma, precisa-se entender que há necessidades psíquicas, espirituais, sociais e biológicas que inter relacionam-se de forma dinâmica e complementar. Os cuidados paliativos levam em consideração estes elementos, em que a pessoa, o paciente, é o centro do cuidado. Devem ser aplicados desde o diagnóstico e seguir por todo o curso da vida.